Como planejar sua carreira profissional

Torne-se um produto com as características corretas

O texto a seguir é parte integrante do livro COMO PLANEJAR SUA CARREIRA PROFISSIONAL, de autoria de David F. D’Alessandro com Michele Owens e editado pela.

“Com o risco de desagradar os humanistas de plantão, posso afirmar que é inteligente de sua parte se pensar como um produto – um produto caro -  porque, no final das contas, é exatamente isso que você é para a sua organização, para o seu chefe e seus clientes. Seu custo deve representar para eles, em termos anuais, uma Mercedes de luxo, e é assim que eles também pensam a seu respeito. Então é bom que você lhes proporcione a alta performance que esperam de uma marca de luxo, pois quem irá querer uma Mercedes pouco confiável?

Ninguém.

Quando se trata de sedãs de luxo, estofamento barato e fraco desempenho não são aceitáveis. Quando se trata de empregados, certas coisas são simplesmente inegociáveis quando estes são considerados para cargos mais altos.

Não importa se você trabalha no setor de software ou na indústria do aço, ou se você aspira ter o bom senso e a sociabilidade de Warren Buffett ou a atitude “ruim como o diabo” do Phil Knight da Nike. Se sua intenção for chegar longe, terá de criar uma reputação com cinco qualidades-chave:

•             ganhar dinheiro para a organização;
•             dizer a verdade;
•             ser discreto;
•             cumprir suas promessas; e
•             fazer com que as pessoas queiram trabalhar para você.

Caso esteja faltando uma dessas qualidades, isso é sinal de que não tem a marca adequada para uma grande carreira e é muito improvável que alguém irá considera-lo com tendo potencial para se tornar um executivo.”

Meu Comentário:
A metodologia mais útil que eu conheço para desenvolver competências como as citadas no texto e crescer na carreira é o Coaching.
Estão abertas as inscrições para o APRENDA COACHING, workshop para Líderes e Gestores, e que também é realizado individualmente e “in company”.
O flyer com as informações e depoimentos está no www.robertovieiraribeiro.com.br .