Prepare-se Impiedosamente

“Não é suficiente se preparar para o óbvio. Preparação significa avaliar a situação que se apresenta no todo e, mais importante, as pessoas que estão ao seu redor. Significa planejar para contingências e examinar os detalhes da maneira mais objetiva possível sem nunca perder de vista o global.

“Margaret Thatcher, afetuosamente chamada de “Lady T” pelas pessoas próximas a ela, era uma líder que tornou a preparação uma ciência. Há algum tempo, tive o privilégio de ser uma das anfitriãs de um almoço reservado no qual Lady T era a convidada de honra. Como é de costume, durante a preparação para o evento, apresentamos a sua assessoria a biografia dos convidados.

Durante o almoço, asseguramos que todos tivessem a oportunidade de sentar ao lado dela, e quando chegou a minha vez, estava ansiosa para lhe perguntar quais fatores contribuíram para seu sucesso. A Sra. Thatcher me deu três respostas: “Meus pais me ensinaram a importância do trabalho duro”, ela disse, fazendo em seguida uma pausa para um momento de reflexão. “Segundo, integridade. As pessoas podem não gostar de suas convicções, mas elas têm o direito de saber em que você acredita.” Por fim, ela colocou sua mão sobre meu braço e me olhou diretamente nos olhos. “Assim com você, eu também sou advogada tributarista de formação, e sempre busco obter informações.”

Eu fiquei sem palavras. Ali estava Margaret Thatcher, no início de seus 80 anos, e ela conhecia minha história. Ela havia trabalhado duro. Ela estava preparada.” 

Preparação é um dos temas do APRENDA COACHING, workshop para Líderes e Gestores, cuja 16ª. edição está confirmada para 26/10/2013. As informações estão disponíveis no www.robertovieiraribeiro.com.br.  

O texto acima consta do livro A Montanha Conquistada. Lições de Liderança e Inspiração. Como liderar, envolver e comprometer pessoas para atingir altos objetivos.

Ele foi editado pela M. Books e é de autoria de Herta Von Stiegel, executiva internacional que em julho de 2008 liderou um grupo de 28 pessoas, incluindo sete portadores de necessidades especiais, até o topo do Monte Kilimanjaro com o intuito de arrecadar dinheiro para fins filantrópicos. Desafiando todas as probabilidades, 60% do grupo chegou ao cume – uma proeza notável, considerando-se que em média apenas 35% dos alpinistas alcançam esta meta.

A Montanha Conquistada conta a história emocionante desta escalada. A narrativa de Herta revela várias lições inestimáveis para os líderes corporativos atuais. E, também inclui suas conversas com um grupo de renomados líderes globais.