A Vida é Assim




Este texto foi escrito por  mim em dezembro de 2003 como uma homenagem aos meus pais, e o incluí no livro Assim é que se Faz, Desenvolvimento Pessoal e Profissional, editado pela Qualitymark em 2005.
No dia 20 de dezembro de 2003, mamãe foi reunir-se a papai na vida eterna. Essa é a minha crença e nisso tenho fé. 

A vida é assim. Uns poucos dias antes, durante a festa de aniversário do meu filho, as mulheres da família combinaram alegremente as tarefas de cada uma para a ceia do Natal. 

Tudo transcorreu conforme o combinado, mas minha mãe participou do céu. 

Continuamos a chorar nossa saudade, agradecidos pelos eus oitenta e tres anos de vida, bem acima da média da população e bem abaixo do que gostaríamos, tal o seu amor e dedicação. Ah! Como faz falta a sua presença e saber que não esta mais ao meu alcance uma visita, ou dar um "cheirinho" pelo telefone, sentir o seu toque, ouvir conselhos e se inundado pelo seu olhar santo. Quanto amor!

Compartilho isso com você porque lhe quero bem, não importa se o conheço ou não. E quero dizer-lhe o quanto lamento as vezes em que pensei telefonar para a minha mãe, mas não fiz. Ou visita-la, ou leva-la a passear, ou dizer o quanto a amava, e tantas outras coisas. Veja que fui um daqueles filhos que abraçava e beijava seus pais onde quer que os encontrasse. Mas sempre poderia ser mais. Ah!, se eu pudesse! 

Que pessoas são importantes na sua vida? Elas sabem disso? De que maneira você poderia dedicar-se ainda mais a elas?

Você imagina o quanto aquece o coração ter gestos de amor para lembrar? Um simples bilhete ou telefonema, um telegrama, talvez. Paciência, carinho, um abraço ou uma porção do seu tempo. O que, exatamente, pouco importa. O fundamental é doar-se ao amar.