O Foco Certo


ABORDAGEM COACHING – Edição 4
Autor: Roberto Vieira Ribeiro

 

A Márcia (nome fictício) parecia terra arrasada.

Eu a cumprimentei da maneira usual e em seguida perguntei, - você quer comentar alguma coisa?

- Sim, respondeu ela, eu estou me sentindo péssima!

O meu silêncio atencioso funcionou como um convite para ela continuar, se desejasse.

- Amanhã encerraremos o mês e não vendemos nada.

O tom de voz e o não verbal da Márcia eram de dar dó, mas não para um coach, de maneira que indaguei, - o que aconteceu?

As chuvas intensas e os alagamentos afastaram os clientes das nossas lojas e não vendemos nada, repetiu.

- Se o clima estivesse normal quanto você acha que teriam vendido?

Mecanicamente ela citou uma cifra.

- E quanto efetivamente vocês venderam?

Em um fio de voz ela soltou o significado de “não vendemos nada”.

Percebendo a chave para o alívio que viria, perguntei, - Márcia, se eu entendi corretamente, o que você disse foi que em um mês terrivelmente difícil, em que os colaboradores, clientes e fornecedores tiveram sérias dificuldades para chegar até as suas lojas, ainda assim, vocês venderam 80% do que era esperado. É isso?

Agora a expressão daquela empreendedora de “mão cheia” era a de uma garotinha “levada da breca” e que foi pega em uma de suas peraltices.

Este é um dos motivos do meu entusiasmo com o coaching: poucos minutos e muito aprendizado.
 

Informações do meu trabalho estão publicadas nestes sites: