Abordagem Coaching - Edição 1

Autor: Roberto Vieira Ribeiro
Tema: De quem é a meta?
 
Eu conduzia um treinamento para o diretores e gerentes de uma empresa e seu presidente foi o meu parceiro num trabalho em duplas. O assunto era a correta formulação de metas, mas ele insistia para que eu lhe prestasse consultoria em vez de realizar o exercício.
Com um tom que demonstrava certa indignação, contou que propusera metas de redução de custos para toda a empresa, prontamente aceitas pelos gestores. Porém, decorridos seis meses nenhum deles sequer havia apresentado o plano para colocar a redução em prática no respectivo departamento.
Após algumas tentativas em vão para seguir adiante com o exercício optei por empregar a abordagem coaching.
Perguntei ao diretor: - Os gestores querem reduzir custos?
Ele  sorriu e falou com energia: - De jeito nenhum!
Eu fiz outra pergunta: - Então, de quem é a meta?
O executivo, empreendedor inteligente e bem sucedido, demonstrou no rosto sua desconcertante surpresa e calou a frase que já trazia na boca.
E, decorridos uns poucos segundos demonstrou o efeito que a abordagem surtiu nele. Questionou: - E como eu resolvo isto?
 
*** Conheça o APRENDA COACHING, workshop para Gestores e Líderes.