Abordagem Coaching - Edição 2

Autor: Roberto Vieira Ribeiro
Tema: Este Comportamento o Aproxima ou Afasta da Sua Meta? 

Eu conheci o Maurício (nome fictício) através da internet. Ele compartilhou comigo um pouco da sua trajetória de vida, principalmente a profissional, que incluía experiências dentro e fora do Brasil. Seu currículo era invejável e tinha atuação das mais dinâmicas. Ambicionava a tempos ser guinado a posição de gerente do seu departamento na importante empresa de varejo com abrangência nacional em que atuava. E contratou os meus préstimos de coach para apoiá-lo nessa empreitada.

Complementei a coleta de informações através de instrumentos que desenvolvi para isso e estudei todas as informações com apreço. Assim, estava pronto para um comportamento mais do que possível para o Maurício: começar e não acabar, procrastinar. 

Quando já estávamos embalando nos trabalhos que realizamos semanalmente entre as 7:00 h e 8:00 h da manhã via Skype, às vésperas de uma de nossas reuniões recebi uma mensagem em que ele perguntava se poderíamos adiar a reunião para outro dia.
Imagino que seja legítimo alguém supor que não haveria qualquer problema nisso, afinal de contas, imprevistos acontecem!
Então, se você estivesse em meu lugar o que faria?

Percebendo os desdobramentos que poderiam seguir eu empreguei a abordagem coaching e respondi a mensagem assim: “- Maurício, a questão que precisa ser respondida é a seguinte: Adiar a reunião vai deixar você mais próximo ou mais distante de ser promovido a gerente?”

A resposta dele foi imediata: - “A reunião está mantida”.

Decorridos cerca de seis meses de coaching e árduo trabalho do Maurício ele foi promovido a gerente. 

*** Conheça o APRENDA COACHING, workshop para Gestores e Líderes.