Suas palavras e ações estão alinhadas?

O texto abaixo faz parte do livro INTELIGÊNCIA EMOCIONAL PARA SUCESSO NAS VENDAS.
Autora:  Colleen Stanley
Editora: M. Books

Considere um gerente de vendas que prega a importância de chegar na hora para as reuniões com os clientes. Ele enfatiza a necessidade de ter um objetivo definido para cada reunião e reforça a importância da preparação. No entanto, em sua reunião de vendas semanal, não segue nada do modelo, chega atrasado e permite que os vendedores entrem e saim ao longo de toda a reunião, prejudicando o fluxo da conversa.  Não distribui antecipadamente a pauta da reunião, portanto a equipe não está preparada para contribuir e se engajar. A reunião rapidamente se transforma em uma revisão das atividades e do funil de vendas. Pouco ou nenhum tempo é investido em treinamento de atitude ou competências. O líder de vendas transmite os seguintes conceitos com base em suas ações:
- É aceitável chegar atrasado a uma reunião.
- Pautas não são importantes. Pode-se improvisar.
- Preparar-se é bom, mas provavelmente não é factível porque todos têm uma agenda muito ocupada.

Obviamente, estas não são as mensagens que a maioria dos gerentes de vendas quer transmitir a suas equipes. A atitude deste gerente destruiu o impacto que suas palavras poderiam ter.
Um cenário semelhante pode surgir durante interações individuais com os membros da equipe. Embora todos os gerentes de vendas concordem que é importante construir relacionamentos, geralmente demonstram o comportamento oposto.

Considere a seguinte situação: Juliana reúne-se com seu chefe para uma sessão de consultoria. Ela está animada para compartilhar com ele os detalhes de um sucesso recente de vendas e ansiosa para receber um conselho sobre uma nova oportunidade em que está trabalhando. Mas quando começa a contar sobre suas experiências, o gerente de vendas parece ocupado. Ele atende telefonemas e checa seu e-mail ao mesmo tempo em que olha incessantemente para o relógio. A empolgação de Juliana logo desaparece. Ela não se sente reconhecida ou valorizada, e a reunião logo termina.
Quando ela está de saída, o gerente diz “obrigado, Juliana. Agradeço por sua dedicação”. Juliana ouve as palavras, mas se lembra da atitude do gerente que expressava em alto e bom som “Outras prioridades são mais importantes que você”.

Gerente de vendas com inteligência emocional possuem competências interpessoais. Eles valorizam seu pessoal, e suas atitudes embasam este valor. Em vez de pregar a importância dos relacionamentos, eles demonstram essa importância desligando todos equipamentos eletrônicos e dando toda atenção a você.
As palavras e as ações estão alinhadas, dizendo “Você é a maior prioridade em minha agenda neste momento”.

Meu comentário:
É sabido que as empresas, via de regra, contratam seus executivos motivadas por competências técnicas e os demitem devido a insatisfação com seu comportamento.
O coaching é um processo que atua no desenvolvimento e aprimoramento de competências comportamentais e o APRENDA COACHING é um workshop para quem quer se tornar Líder-Coach e Gestor-Coach.

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